04_06_23_desperdicio_alimentos

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: ONU APOIA RELATÓRIO

Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Facebook0

Para quem não está familiarizado com os números de desperdício de alimentos no mundo, um painel de especialistas apoiados pela ONU trabalhou em um relatório fantástico e bem abrangente: Relatório FAO

Os números impressionam: 1.3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas anualmente em todo o mundo (cerca de um terço de toda a comida produzida para consumo humano). A comida que jogamos fora poderia alimentar mais de 800 milhões de pessoas no mundo.

Photo Credit: www.akatu.org.br
Photo Credit: www.akatu.org.br

O relatório apresenta também as origens e as causas do desperdício de alimentos atrelados a cadeia produtiva e nos dá uma perspectiva dos impactos das perdas de alimentos com base em um amplo apontamento das principais razões e algumas ações possíveis para minimizar o problema.

Claro que não cabe a nós consumidores, a responsabilidade junto aos processos produtivos mas, com pequenas mudanças de comportamento no preparo e consumo, podemos sim, contribuir para a redução de todo esse desperdício.

Além de fomentar a troca de informações sobre o assunto precisamos exercitar o nosso olhar para tudo aquilo que, supostamente, seria descartado.

Pequenas mudanças no nosso dia a dia faz toda a diferença e conforme apontado no relatório, enquanto a indústria e o varejo não oferece  embalagens mais inteligentes e adaptadas às diferentes condições de uso, rótulos mais claros, dicas de armazenamento e tamanhos ajustados as porções de consumo, podemos fazer a nossa parte em casa, através de nossas escolhas.

 

Comentários

Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Facebook0