comida_congelada5

GELADEIRA SOLIDÁRIA

Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Facebook0

 

Mais uma iniciativa incrível no combate ao desperdício de alimentos que vem ganhando o mundo: a geladeira solidária.

geladeira-solidaria-e-novidade-em-goiania
Geladeira Solidaria em Goiânia – Credito de Imagem: www.catracalivre.com.br

A ideia começou na Bélgica, mais precisamente na cidade de Bruxelas, onde foi instalada uma geladeira para que as pessoas pudessem depositar alimentos ou marmitas com sobras do almoço ou jantar, frutas e bebidas para a população carente.

O projeto também foi implementado na Espanha, por iniciativa de Álvaro Saiz, que administrava um banco de alimentos para a população desfavorecida de Galdakao. Álvaro levou a iniciativa para a prefeitura que bancou a compra e instalação de uma geladeira experimental, próximo a cidade de Bilbao.

Por lá, as coisas foram organizadas com algumas regras de uso do refrigerador: carne crua, peixe ou ovos são proibidos e comida caseira precisa ser etiquetada com data e deve ser retirada do refrigerador depois de quatro dias. Mas segundo voluntários da cidade, a comida dificilmente fica mais que um dia armazenada. O bacana é que restaurantes locais também aderiram uma vez que,  o descarte é alto nos recintos e os mesmos depositam diariamente suas sobras de alimentos no refrigerador.

Aqui no Brasil, geladeiras solidárias começam a ser instaladas. As primeiras foram em Taubaté (no bairro Chácara do Visconde). Veja o Video: 

E em Goiânia,  instalada pelo empresário Fernando Barcelos, próxima a avenida Goiás.

O Brasil desperdiça 30% de todo o alimento produzido no país logo, iniciativas como essas são mais do que bem-vindas!

Comentários

Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Facebook0