05fde66f5fad46b6ac59b8bfca60be8d.jpg_srz_1440_960_85_22_0.50_1.20_0

NÚMEROS DO DESPERDÍCIO

Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Facebook0

 

Gosto sempre de lembrar sobre a importância de evitarmos o desperdício na cozinha.

Infelizmente, um terço de tudo que é produzido no planeta vai para o lixo. GOPR1719

Nos países menos desenvolvidos, a maior perda acontece ainda na produção, por falta de recursos tecnológicos e, nos países ricos e desenvolvidos a coisa piora na outra ponta da cadeia – no varejo e nos lares.

E os números do desperdício pelo mundo são de cair o queixo. Nos Estados Unidos mais de 35% da comida é desperdiçada enquanto na Europa 30% e no Japão de 20%.

Só para ilustrar, no Brasil, a divisão do desperdício ao longo da cadeia é 10% na produção (colheita), subindo para 50% entre o manuseio e transporte, 30% na comercialização e abastecimento e 10 %o no lares (fonte: www.bancodealimentos.org.br)IMG_0683

Estamos falando de mais de 40 mil toneladas de alimentos que vão para o lixo diariamente no país. Muito, né? Isso daria para alimentar 25 milhões de pessoas.Cópia de FullSizeRender[2]

É sabido que a legislação no país colabora para tal desperdício e problemas de armazenamento e embalagens inadequadas são constantes mas podemos evitar o desperdício dentro de casa, olhando para o alimento em sua totalidade e tentando aproveitar ao máximo cascas, talos e sementes.

Frutas feias e legumes machucados também não precisam ir para o lixo. Mesmo imperfeitos em seus aspectos, continuam com suas vitaminas e proteínas preservadas.

Então bora evitar o desperdício em casa minha gente. É menos impacto ambiental e o bolso também agradece.

Comentários

Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Facebook0